sábado, 26 de janeiro de 2013

Viver para não se arrepender

Vi o título desse vídeo essa semana, mas não tive tempo de abrir. Ontem uma amiga me enviou. Hoje abri e assisti. O que falar dele? É lindo, emocionalmente verdadeiro e uma proposta gratuita de reflexão. Ele é um presente. Não se trata de mensagens novas, nem de inovação.

Ele fala de cinco arrependimentos do ser humano antes de morrer.

Resumindo são eles:

1. Deveria ter tido uma vida fiel a mim e não a que os outros esperavam de mim

2. Gostaria de não ter trabalhado tanto.

3. Deveria ter tido coragem de expressar meus sentimentos.

4. Gostaria de ter mantido contato com meus amigos.

5. Gostaria de ter me deixado ser mais feliz.



Uma geriatra especialista em cuidados paliativos comentou esses arrependimentos. Entre um e outro ela fala coisas importantes, como: respeitar a intuição, a voz do coração, gostar do trabalho que se realiza e que é importante que o nosso trabalho nos traga enriquecimento mateial e pessoal. Ela fala ainda que no fim da vida as pessoas dificilmente julgam as outras e se inclinam mais para o afeto.

Fiquei refletindo... porque eu tenho uma dificuldade muito grande em lidar com o fim. O fim da vida então, nem se fale! Tenho pena de morrer e pânico de perder meus pais e as pessoas que eu amo.Tenho pânico da morte, assumo porque não consigo esconder,passar batido por isso. INFELIZMENTE! Então fiquei refletindo muito,mesmo... mas sobre a vida e não sobre a morte. Gosto tanto de viver, de sentir a vida na pele... e acredito piamente que a vida é uma só, é linear, que algum dia começou e nunca vai terminar. Porém sofremos passagens dolorosas. Entre uma passagem e outra, entre uma vinda e outra, quantos aprendizados!

Penso que independente da crença e da filosofia a vida vale ser a pena vivida todos os dias de nossa consciência, todos os dias de cada respiro e suspiro, todos os dias de olhos e braços abertos.

Vale a pena viver a vida que se quer.
Vale a pena escolher SIM o trabalho e a carreira que se quer.
Vale a pena falar sobre o que se sente.
Vale a pena cultivar os VERDADEIROS amigos - aqueles que te fazem sentir a vontade e te amam com todos os seus defeitos.
Vale a pena ser feliz e semear a felicidade, fazer o mundo brilhar a partir da luz que sai diretamente da fonte de pureza do coração.


Eu amo viver. Eu tenho medo de perder. Eu tenho pena de morrer. Eu tenho sonhos que só na minha cabeça são possíveis. Eu sofro com o sofirmento alheio. Eu acredito que felicidade atrai felicidade. Eu acredito em milagres. Eu acredito que Deus é meu guia e a luz cintilante da minha vida. Eu não gosto dos meus defeitos, quero repará-los, mas me amo mesmo assim. Eu julgo as pessoas que eu amo, não gosto disso, mas faço por impulsividade (e eu as amo de qualquer maneira). Eu sou muito sincera e isso às vezes me prejudica, mas não mudarei isso em mim. Eu falho na minha fé e me culpo por isso. Eu quero dar passos diferentes na minha vida e estou começando a fazer isso agora.



Um comentário:

  1. Srta. karina,

    Desculpe incomodar, porém estou precisando muito de ajuda, seria possível divulgar este link?

    http://alexmeajudem.blogspot.com.br/

    grato

    ResponderExcluir